segunda-feira, 13 de junho de 2016

Grupo de dentes: Pré- Molares

Pré-Molares

Fonte: www.orofacial.com.br

Situam-se atrás dos caninos. Em função do maior tamanho do lóbulo cervicolingual que, nesses dentes, constitui por si só uma cúspide, surge à face oclusal, onde se encontram sulcos, cúspides, fóveas, com disposições particulares destinadas a fixar as características dos diversos dentes. Graças à presença dessa face, as coroas deixam de ser cuneiformes e passam a ser cubóides. Destinam-se a triturar o alimento mediante ao encontro da superfície inferior com a superior, por ação derivada dos movimentos da mandíbula. Os pré- molares são compostos por quatro dentes em seu grupo dental em cada arco e dois em cada hemiarco.

Diferenças entre pré-molares superiores e inferiores

Fonte: Atlas da Anatomia dos dentes permanentes: coroa dental. Glauco Fionarelli

Primeiro pré-molar superior
·         Face oclusal: Tem formato pentagonal, com diâmetro vestíbulolingual de 9mm e mesiodistal de 7mm.
·         Face vestibular: Também apresenta formato pentagonal, lembrando muito a do canino, embora seja menor.
·         Face lingual: Tem forma pentagonal, com limites semelhantes a face vestibular, porem de tamanho bem menor.
·         Face oclusal: Corresponde as arestas longitudinais da cúspide vestibular. As duas vertentes podem apresentar-se como no canino superior; mas com comprimentos e inclinações quase idênticos, o que faz que o ápice seja eqüidistante das faces de contato.

Segundo pré-molar superior
·         Face oclusal: Tem forma pentagonal. Não se observa a pronunciada convergência da face distal. Por isso os diâmetros mesiodistais das faces livres são mais proporcionais.
·         Face vestibular: É semelhante a do primeiro pré-molar, porém com as vertentes da cúspide menos inclinadas, como no canino.
·         Face lingual: É semelhante a do primeiro pré-molar, embora seja um pouco maior, sobretudo mais alta.

Fonte: IHMC Public Cmaps


Primeiro pré-molar inferior
A coroa é menor do que as dos primeiros pré-molares superiores, principalmente porque o diâmetro vestibulolingual é menor; desproporcional ao mesiodistal.
·       Face oclusal: Tem forma oval, com pólo maior no lado distal.
·       Face vestibular: Tem forma pentagonal bem mais curta que a do canino inferior.
·      Face lingual: Apresenta um formato pentagonal muito pequeno; é menos convexa que a da vestibular em sentido cérvico- oclusal, porém mais em sentido mesiodistal.

Segundo pré-molar inferior
·  Face oclusal: Com formato pentagonal seus elementos têm disposição semelhante a do primeiro pré molar, porém com um sulco completo que separa totalmente as duas cúspides. Possui diâmetro mais equilibrado e a convergência das faces de contato não são tão grandes.
·    Face vestibular: É semelhante a do primeiro pré-molar, embora seja menor e com características mais acentuadas, capazes de lhe conferir aparente simetria.
·   Face lingual: Ao aumentarem as dimensões da cúspide lingual, aumentaram também as dessa face, que conserva as características do primeiro pré-molar. Quando se trata de um pré molar tricuspidado, vêem-se em sua margem livre as vertentes das duas cúspides, delimitadas por um sulco próximo da face distal, que so atinge o terço oclusal da face livre.

Obs: Vale lembrar que a série dos pré-molares é ascendente, ou seja, o segundo pré-molar é maior que o primeiro pré-molar.
Fonte: Anatomia odontológica funcional e aplicada; Figún M.E; Garino, R.R

          


Nenhum comentário:

Postar um comentário