terça-feira, 14 de junho de 2016

Trabalho Cientifico Escrito Sobre Prótese Dental e Cárie







CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO





PRÓTESE DENTAL E CÁRIE










JUAZEIRO DO NORTE
2016





ODONTOLOGIA 312.1
Organizado por:
Edvam Barbosa de Santana Filho
Lucas Vieira Alves
Raylson Ribeiro de Carvalho
Tacianna Myrian de Sousa Leite Ribeiro
Vinicius Lima Vidal


INTRODUÇÃO

Podem-se perder os dentes naturais por diversas razões, por acidentes que ocasionam fraturas ou por doenças bucais (cáries, gengivites severas...). Quando existe a falta de elementos dentários nas arcadas dentárias, os dentes remanescentes tendem a se mover para o espaço livre causando desequilíbrio nas funções passivas e ativas dos mesmos. Dentre essas funções estão: a mastigação, estética e fonética. Sendo então necessária a implantação de uma prótese dental, que é uma forma artificial de substituição dos dentes naturais, feitas de acrílico e resina, de plásticos especiais e, por vezes, com partes metálicas, e são feitas para ter aspecto visual e funcional equivalente aos dentes naturais. Pode ser uma prótese parcial que será a substituição de alguns dentes ou uma prótese total que será a substituição de todos os elementos dentais da cavidade bucal

PATOLOGIA DENTAL: CÁRIES

Como foi relatado o que leva um individuo a necessitar utilizar a prótese dentaria seja parcial ou total são as doenças bucais e acidentes que ocasionam fraturas. Em relação às doenças, a cárie é um dos principais causadores desse transtorno, que são orifícios estruturais que se apresentam nos dentes, são sinais de estragos, danificações. Diversos fatores levam uma pessoa a adquirir cárie dentre eles estão: a Escovação inadequada, falta do uso de flúor, alimentação incorreta dentre outros.
Existem tem três tipos principais de cáries (Coronária, Radicular e Recorrente)
ü  Cárie Coronária
Esse tipo é o mais comum pois ocorre tanto em crianças como em adultos, e ela se localiza nas superfícies de mastigação ou, ainda, entre os dentes.
ü  Cárie Radicular
À medida que a pessoa envelhece a gengiva vai se retraindo, assim tornando visível a raiz do dente. Como essas áreas não possuem esmalte recobrindo, se deterioram facilmente causando  cáries do tipo radicular.
ü  Cárie Recorrente
Essa deterioração pode ocorrer nas partes expostas do dente, no caso em volta das restaurações da coroa existentes. Isso por que essas regiões tem uma grande facilidade de acumular placas, que acabam levando a uma deterioração e assim ao surgimento desse tipo de cárie.

TRATAMENTO CONTRA A CÁRIE

O Tratamento pode evitar que a fratura no dente se transforme em cárie. O dentista preenche o dente, e vão removendo o material deteriorado com uma broca e substituindo por matérias como porcelana, liga de prata ou de ouro ou resina composta. Em relação à porcelana e a resina composta os dentista consideram que elas têm maior proximidade com a aparência natural dos dentes e por isso são mais usadas nos dentes frontais. Já que a liga de prata ou de ouro são consideradas mais fortes são usadas nos dentes posteriores. Mais se houve a extração do dente é mais utilizada à prótese dentaria.

CONCLUSÃO


A higiene oral é a principal forma e mais simples de prevenção contra caries. Escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar fio dental diariamente, evitam grande parte de todos os problemas bucais que podem ser adquiridos pela falta de higiene bucal. Também é recomendada uma limpeza com o profissional (A cada seis meses, pelo menos). Em relação aos acidentes que são fatores ao acaso, impossíveis de prever, dentes que possuam uma limpeza continuam, são mais resistentes, consequentemente tem maiores chances de resistirem a impactos, em caso de perca de elementos dentários o indicado é o uso de próteses para não ocorrer a perca das funções de oclusão. Afinal nada nem ninguém deve lhe tirar o que você tem de melhor, seu sorriso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário